A coleção de roupas da Timirim para bebês prematuros

ou como um bebê lindo nunca saiu da minha cabeça

Quando a Timirim nasceu em 2017, nasceu junto dela o filho de uma amiga querida, uma francesa que conheci aqui no Brasil durante meus estudos na ESALQ-USP de Piracicaba. O filho dela nasceu três meses antes da data prevista, um príncipe pequenininho que teve que passar três meses na UTI. Essa amiga me mandou uma foto dele com uma semana de vida, segurando a pequena naninha de preguiça da Timirim para me anunciar “O nosso filho decidiu já conhecer o mundo semana passada, bem cedo. Felizmente ele já tinha a naninha dele pronta. Espero poder usar as suas roupinhas lindas nele no futuro <3”. Essa mensagem veio junto com essa foto que me emocionou muito, até hoje lembro dessa sensação de felicidade e ansiedade mista.

Bebê prematuro na UTI com naninha Timirim

Bebê prematuro na incubadora

 

  1. Eu como mulher, amiga, empreendedora e agora mãe, meu relacionamento com o mundo dos bebês prematuros
  2. A importância do tecido de algodão pima, macio, orgânico e hipoalergênico e de modelos adaptados para bebês prematuros
  3. A importância do cuidado dos pais nesse momento delicado do acompanhamento de um bebê na UTI
  4. Obrigada médicos, ajudantes e ciência, esses bebês prematuros tem uma vida pela frente graças a vocês!
  5. O nosso prazer e carinho como equipe nesse trabalho para bebês prematuros
  6. Conclusão: eu que vou me tornar mãe de novo me sinto muito próxima desse assunto da prematuridade

 

Eu como mulher, amiga, empreendedora e agora mãe, meu relacionamento com o mundo dos bebês prematuros

Desde esse dia de 2017, cresci como mulher, cresci como empreendedora no mundo dos bebês e cresci como mãe. Essa minha amiga foi uma das primeiras a ter filho, depois dela vieram muitas outras, e infelizmente conheci outras amigas e familiares que tiveram que enfrentar essa situação caótica, de ganhar um recém-nascido cedo demais, e ter que acompanhá-lo pela aventura da UTI.

Já em 2017 e com o lançamento da Timirim, fiquei com esse desejo de oferecer roupas e naninhas carinhosas para esses bebês especiais, tão frágeis no começo, amados imensamente por pais e familiares que sentem uma imensa falta de poder e utilidade. Esses bebês são tão luminosos e queridos quanto os que nascem na data certa, mas infelizmente eles não estão dentro da norma, e além de ter que passar por acompanhamento médico pesado, absolutamente nada é desenhado pensando neles. Uma cliente chegou a comprar toda a nossa coleção de body kimono tamanho recém-nascido, porque apenas essa abertura frontal permitia passar o fio do cateter que alimentava a filha dela na UTI.

Hoje, mais de três anos e inúmeros desafios depois, é com um prazer imenso que anuncio o lançamento da nossa coleção de roupas para bebês prematuros. O bebê prematuro passa por um começo de vida mais complexo e punk que qualquer outro bebê. Eles nascem mais frágeis por ter que terminar o desenvolvimento fora do ambiente seguro do útero, mas eles também nascem, de fato, mais corajosos e decididos a viver. Quando eles saem da UTI, é uma dupla celebração, a de um segundo nascimento: o nascimento na sociedade, e a da vitória, dessa primeira batalha pela vida. Ainda mais do que os outros bebês, eles precisam de carinho e mesmo depois da tão desejada saída, continua sendo difícil encontrar coisas pensadas para as necessidades deles.

 

bebe prematuro com roupas timirim

Bebê, nascido com 35 semanas e com 5 dias de vida na foto, usa body kimono prematuro

 

A importância do tecido de algodão pima, macio, orgânico e hipoalergênico e de modelos adaptados para bebês prematuros

Todos os recém-nascidos são muito delicados e têm uma pele muito permeável e sensível, mas bebês prematuros requerem um cuidado a mais. As peças da linha prematura da Timirim são feitas da nossa malha 100% de algodão pima orgânico, a mais macia e hipoalergênica que existe.

A coleção é lisa, tanto natural quanto colorida, com tingimento com produtos de certificação Oeko-tex, para não ter risco de agredir a pele desses bebês com químicos agressivos. A nossa ideia é de poder combinar cores luminosas com a alegria de celebrar a chegada de uma nova criança na família e no mundo. Essas cores ajudam a ensolarar o cotidiano difícil desses bebês nas UTIs. A situação já é pesada, então nós acreditamos que as roupinhas devem servir para aliviar um pouco as emoções de ansiedade e desespero que podem acompanhar esses momentos.

Tanto o macacão pijama, quanto o body kimono manga longa para prematuros são modelos que têm uma abertura frontal completa, que permite vestir a criança com o mínimo de manipulação, e deixam a barriga e o umbigo acessíveis para quando existir a necessidade de fios ou cateteres passarem por lá.

 

body e macacao prematuro Timirim

Modelos body kimono e macacão pijama da linha Para prematuros

 

As nossas peças foram pensadas para servir em bebês prematuros a partir de 2 quilos, 40cm e aproximadamente 32 semanas de gestação. Antes dessa idade, os prematuros não usam roupas nas incubadoras. As peças servem até 37 semanas, 45-47cm e 3 quilos.

gráfico que mostra curvas de pesos, alturas e perímetros cranianos dos bebês prematuros em relação a idade

Veja aqui um gráfico que mostra curvas de pesos, alturas e perímetros cranianos dos bebês prematuros em relação a idade.

 

As nossas naninhas também são ótimas companheiras. Além do carinho que demonstram para o bebê, a celebração desse nascimento merece um presente e meus amigos que tiveram bebês indo para UTI contaram da pequena alegria de ter um presente para deixar junto com o bebê. Os pais podem dormir com a naninha antes de deixá-la junto com o bebê, dentro da incubadora, para que esse cheiro reconfortante acompanhe o bebê o tempo todo, mesmo quando os pais não podem estar fisicamente presente ao lado.

bebe prematuro com naninha timirim

Bebê na incubadora com a naninha

 

A importância do cuidado dos pais nesse momento delicado do acompanhamento de um bebê na UTI

Nunca deixamos de pensar nos pais, porque somos pais, nossos amigos são pais e nossos queridos clientes são pais e contam dessas experiências deles.

A chegada de um bebê prematuro geralmente nunca se antecipa. Sabia que as obstetras e redes de apoio materno falam que a gestação também demora 9 meses porque é o tempo dos pais e da família se prepararem calmamente para a chegada desse novo ser humano? Sou mãe de um bebê de quase 15 meses, e agora grávida de meu segundo filho, realmente entendi claramente o quanto essa fala estava certa durante a minha primeira gestação.

Quando seu bebê chega cedo, é um furacão na sua vida. Vocês não tiveram o tempo previsto para planejar o dia a dia, e tão pouco pensaram na organização de uma vida ao redor de um cotidiano feito de idas e voltas para UTI. A sociedade não ajuda, já que o pai não ganha licença extra para poder cuidar da mãe e do bebê prematuro. Geralmente é um período de grande isolamento emocional, até mais porque a mãe tem que ficar lá, na maioria do tempo, numa poltrona, sem poder segurar o próprio bebê no colo, tirando leite para alimentar ele por um tubo. É uma sensação de impotência enorme. É um desgaste físico e uma falta de sono imensa, além de, geralmente, um autojulgamento e de pensamentos do tipo “o que eu fiz de errado para chegar nesse parto prematuro?”. No meio de tudo isso, se você procurar coisas para acolher e dar carinho ao novo grande amor da sua vida, você não acha nada!

Chegamos com essas roupas e produtos para prematuros para tentar aliviar um pouco a dificuldade e a sensação de se sentir sozinhos e rejeitados pela sociedade normativa, não encontrando nem fraldas que servem... Nossos macacões pijamas e nossos bodys kimonos para prematuros existem agora para acompanhar esses bebês e também os pais, familiares e amigos deles. Como você pode se sentir bem quando você não consegue sentir que você cuida de seu filho? Sem poder fazer nada além de assistir os médicos atuarem e tentar passar força, amor e vida através de uma incubadora? Acreditamos que o fato de conseguir achar umas roupinhas adaptadas e alegres, feitas para esses bebês queridos ajuda os cuidadores. Quem sabe do prazer de escolher as primeiras roupas de seu novo bebê pode sentir o desespero de quem está negado até esse detalhe prático e delicioso da história de uma nova vida.

 

bebe com pais

 

Para facilitar, para quem vive em São Paulo e porque descobrimos que é uma necessidade prática real dos pais de bebês em UTI, podemos entregar as peças por motoboy diretamente para as maternidades.

Além dos pais, queremos oferecer opção para os familiares e amigos poderem ilustrar o carinho e o suporte deles nesse momento particular da vida, quando eles também se sentem impotentes, tanto para ajudar o novo bebê que eles tão esperavam, quanto para apoiar os pais.

 

Obrigada médicos, ajudantes e ciência, esses bebês prematuros tem uma vida pela frente graças a vocês!

Quero celebrar aqui a medicina e os médicos, que atuam todos os dias para que os prematuros ganhem força e saiam da UTI cada vez mais forte e saudáveis, cada vez com menos sequelas. O progresso da ciência nessa área da medicina continua acelerando, e a dedicação e afeto dos médicos e das equipes é para ser homenageado sem limite. Hoje, bebês nascidos tão cedo com apenas 26 semanas de idade gestacional têm taxas de sobrevivência de 75% a 85%, isso é fantástico! Todos os médicos e pesquisadores são pessoas imensamente dedicadas, mas por conhecer médicos especializados em pediatra hospitalar para bebês prematuros, posso dizer que eles têm um tamanho de coração fora do comum.

Hoje esse filho da minha amiga tem mais de 3 anos e meio e está super bem, graças a própria força, ao amor e acompanhamento dos pais incríveis, e a equipe de professionais de saúde que sempre o acompanharam. Ele é tão fofo que foi ele quem topou compartilhar essa foto dele na incubadora com 7 dias, depois de saber do projeto dessa coleção e dessa minha narrativa <3.

 

O nosso prazer e carinho como equipe nesse trabalho para bebês prematuros

Infelizmente, não sou a única tendo amigos e familiares que acolheram um bebê cedo demais. Todas as pessoas da equipe da Timirim, as pessoas envolvidas na criação e nos processos de produção dessas peças conhecem alguém que passou por isso e teve que enfrentar esse desafio da vida. O nosso prazer de hoje poder oferecer essas roupinhas para bebês prematuros é imenso. A nossa chefe de ateliê, que teve uma história pessoal ligada de perto a um bebê prematuro chorou de alegria quando a primeira peça de pilotagem saiu da máquina. Essa emoção é linda e muito prazerosa, das costureiras até o nosso desenvolvedor web. É um prazer imenso poder assistir essa realização da empresa e a nossa honra de fazer parte de histórias emocionantes, lindas e cheia de vida. Mesmo oferecendo apenas a possibilidade de uma felicidade pequenininha no período escuro do acompanhamento do início da vida dos bebês prematuros. É uma honra pensar que pais confiam na Timirim nessa fase tão delicada da existência da criança.

 

Antônia, nossa chefe de ateliê

 

Conclusão: eu que vou me tornar mãe de novo me sinto muito próxima desse assunto da prematuridade

Estou grávida de 6 meses, estou bem nessa fase da gestação que cada semana que passa você sabe que está ganhando chance de vida do seu bebê em crescimento. Cada semana a mais é um “Ufa!” avaliando as taxas de sobrevivências e seguindo o desenvolvimento in útero; respirando um pouco melhor enquanto o tempo passa. É uma sensação emocionante acolher essa nova coleção de macacões pijamas e bodys para prematuros da Timirim, pensando ao mesmo tempo na alegria de ter em mão roupas adaptadas para bebês que merecem estar vestidos do tecido mais macio, hipoalergênico, fofo e alegre possível, e ao mesmo tempo segurando essas roupas torcendo para que elas não possam servir no bebê que está crescendo dentro de mim.

Olho para esses bodys e macacões e penso “filho por favor, não nasce agora, não quero que essas roupinhas sirvam em você” e ao mesmo tempo me sinto forte e orgulhosa de poder desenvolver coleções e produtos que servem esse papel, pensando que se fosse eu precisando, ficaria feliz de ter essas opções e me sentirei um pouco menos sozinha num mundo que só sabe celebrar normas.

 

Abraço verde especialmente carinhoso,

Ninon

 

Conheça nossa Coleção Para Prematuros!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *