A mala de maternidade e as primeiras roupas do bebê, o início de seu enxoval ecológico!

 
Roupas macias e confortáveis, roupas elegantes para as primeiras fotos que imortalizarão esses momentos preciosos do álbum de família, alguns acessórios essenciais… A preparação da mala de maternidade requer um mínimo de organização. Para escolher suas primeiras roupas e não esquecer nada essencial, editamos essas listas com a cumplicidade de várias mães, tanto francesas, quanto brasileiras, para aproveitar das dicas dos dois continentes! E vou falar mais uma coisa, estou grávida de meu primeiro filho e fiz essa lista cuidadosamente já que eu mesmo quero a seguir. ♥
Naiumi Goldoni com filha de Timirim na mala
Como fazer a mala de maternidade !? Foto da Naiumi Goldoni com a filha de Timirim.
Enxoval ecologico mala maternidade Timirim
Peças essenciais do enxoval ecológico de algodão pima orgânico da Timirim: mantas, body kimono, macacão pijama, cardigan, sapatinhos, touca e naninha de algodão pima orgânico!

Esse post fala de itens que são essenciais para todos os partos, mas dei uma focada nas opções mais ecológicas e hipoalergênicas, já que a Timirim promove um consumo mais consciente que foca nos essenciais com menos impactos negativos e mais efeitos positivos tanto para o bebê, quanto para o planeta.

Têm 4 sacos/malas a ser preparados para a sua estadia na maternidade. Um saco para levar na sala de parto e depois uma mala para as coisas do bebê, uma para as coisas da mãe e uma para as coisas do pai.

 

Para levar na sala de parto

   Para a mãe:

          •   Uma camiseta larga, macia e confortável, e que você possa sujar;

          •   Uma calça (larga e confortável também);

          •   Um par de meia confortável;

          •   Um elástico para prender os cabelos;

          •   Uma água termal em spray;

          •   Um hidratante labial.

Além disso: Levem algumas coisas simples e gostosas para comer que vocês amem, pode demorar para o bebê nascer e o casal pode passar fome! Biscoitos, frutas já preparadas e cortadas, coisas prazerosas são uma boa opção.

   Para o bebê:

A lista de itens essenciais, as primeiras roupas que vão embrulhar seu recém-nascido:

          •   Um body de preferência de modelo kimono (como oferecido pela Timirim) que abre totalmente na frente para não ter que manipular o pescoço frágil dos bebês e evitar tanto o incômodo, quanto a ansiedade dos pais no momento de vestir o recém-nascido. De tamanho RN-1mês (até 4kg).

          •   Um pijama macacão com pernas e pezinhos inclusos. Pijamas que abrem totalmente na frente são os mais práticos para usar com recém-nascidos. De tamanho RN-1mês (até 4kg), ou 0-3meses (até 6kg). Pode ser também o modelo pijama troca-fácil da Timirim que ajuda muito no momento de trocar a fralda,  já que é necessário abrir apenas o cordão, sem manipular o corpinho do bebê.

          •   Um cardigan, privilegie também os modelos kimono que abrem na frente para evitar a manipulação do pescoço do bebê e deixar ele mais relaxado e tranquilo.

          •   Uma touca de fibras naturais para a cabecinha de seu bebê. (Dica: a maternidade sempre vai fornecer uma, mas que tem o nome do hospital escrito na frente).

          •   Uma manta para cobrir o seu bebê.

          •    Se vocês não quiserem que seu bebê seja lavado com os produtos cosméticos da maternidade, não esquecem de levar os seus. Gostamos dos produtos cosméticos orgânicos e naturais como os das marcas Souvie (especialista dos cosméticos orgânicos e naturais para bebês e gestantes, com cuidado de otimizar as embalagens e reduzir o lixo), Weleda ou Cativa Natureza.

Body kimono Timirim mala de maternidade algodao organico
Body kimono récem-nascido da Timirim, algodão orgânico

 

Pijama Timirim algodão pima orgânico mala de maternidade
Pijama macacão da Timirim – algodão pima orgânico
Cardigan Kimono Timirim - mala de maternidade - algodao pima organico
Cardigan Kimono de algodão pima orgânico da Timirim
Touca algodão pima orgânico Timirim - mala de maternidade
Touca de algodão pima orgânico Timirim
Manta e touca algodão pima orgânico Timirim - mala de maternidade
Manta e touca de algodão pima orgânico Timirim – mala de maternidade
Souvie cosmeticos organicos mala de maternidade
Souvie cosméticos orgânicos para recém-nascidos

   ⇒ É melhor, privilegiar roupas e acessórios de composição 100% de fibras naturais porque elas deixam a pele respirar e ajudam a regulação térmica. O bebê não regula a temperatura da mesma forma que o adulto e ele precisa manter o calor e ao mesmo tempo não ficar preso num tecido que não o deixe respirar aumentando o risco de elevar a temperatura corporal. O algodão orgânico é recomendado, além de ser a fibra natural mais ecológica e sustentável que existe para bebê, por ele ser o mais hipoalergênico, (o que importa quando se trata de contato com a pele muito sensível e permeável do recém-nascido). Você pode encontrar também o algodão Pima que é uma variedade de algodão de fibras de cumprimento maior que permite um toque mais sedoso e uma malha mais fina e macia. Cuidado que todos os algodões pima são mais macios do que os algodões convencionais, mas não todos os pima são orgânicos, é mencionado a parte. Se for inverno frio, privilegiem a lã.

   ⇒ Prefiram mangas longas, para ajudar a esquentar o bebê e a homogeneizar a temperatura do corpo dele. Mas também não leve roupas quentinhas demais, já que todas as maternidades normalmente costumam manter uma temperatura boa para os bebês (pode verificar esse detalhe no momento de sua visita). Os modelos de body e cardigans kimono também ajudam com duas camadas de tecido na barriga.

   ⇒ Privilegie marcas que não costurem etiquetas no colo ou nas costuras porque isso irrita a pele frágil do recém-nascido. Se tiver, corte todas essas etiquetas na preparação da mala de maternidade. Cuidado com babados e golas altas que possam incomodar o bebê e atrapalhar na amamentação.

infografia diferenciais das peças da Timirim - algodao pima organico
Exemplo das características de um body Timirim

 

   ⇒ Retirem todos os alfinetes, etiquetas, embalagens e elásticos apertados e lavem com sabão neutro todas as peças antes de usar no seu bebê. Recomendamos os sabões de coco em pó das marcas UFE (mais antiga fábrica de sabão do brasil que foi vendida ao grupo GTEX), Positiv-A (ainda não chegou no site mas eles acabaram de lançar a formula em pó) e Milão, assim como os lava-roupas recomendados para bebês das marcas Positiv-A e Bio-Z. Não utilizem amaciantes ou perfumes nas roupas, nem produtos em que contém. Além do aspecto hipoalergênico essencial dessas marcas, tem um aspecto ambiental importante, e tanto o uso dos produtos da Positiv-A quantos os sabões em pó também ajudam a reduzir a nossa produção de lixo não reciclável, pensando já no mundo no qual nosso bebê vai viver! Esses produtos sustentáveis, além de serem melhores para seu bebê são ótimos para a família inteira!

     Nosso conselho:

O tamanho Recem-nascido/1mês (até 4 quilos) serve pouco mas serve nos primeiros dias na maternidade. Se você já souber dos ultrassons que seu bebê vai ter passado os 4 quilos no momento de nascer, já pode escolher roupinhas que vão até 3 meses (tamanho 0-3). A maioria dos bebês nascem entre 2,8 e 3,6 quilos então se você não gostar de ver seu bebê muito perdido em roupas bem grandes para ele, melhor levar o tamanho RN (de 1mês) que serve até 4 quilos e fica mais confortável/adaptado nos primeiros dias/semanas de vida. Não precisa ter muitas roupas desse tamanho, apenas 3 ou 4 bodies – preferimos os modelos kimonos que abrem na frente – , e 2 ou 3 pijamas macacões ou pijamas troca-fácil.

     Dicas ecológicas e econômicas:

Além de privilegiar fibras naturais e orgânicas para respeitar a pele de seu bebê e o meio ambiente, recomendamos usar roupas de segunda mão, de amigas, irmãs, primas e em geral da rede de apoio. É bom ter algumas peças escolhidas com amor para seu pequeno, mas vale muito usar roupas doadas por pessoas queridas, porque vestir seu bebê de história de amor também faz bem, e porque bebês perdem roupas rápido, não é necessário comprar tudo novo! Também se não for de pessoas conhecidas, existem mais e mais opções de brechós para roupas tanto para gestantes quanto para bebês.

   Os documentos a ser levados com vocês:

          •   Perguntem para a maternidade quais vão ser os formulários e documentos a ser preenchidos quando chegar, e se for possível levar uma cópia para preencher com antecedência e assim evitar o papai deixar a esposa sozinha até algumas horas!

          •   Documento de identidade com foto da gestante;

          •   Documento de identidade com foto do papai ou responsável;

          •   Certidão de casamento (se houver);

          •   Carteirinha do plano de saúde;

          •   Guia de autorização do plano de saúde;

          •   Atestado de internação do médico ou cartão pré-natal;

          •   Último ultrassom;

          •   Exames de sangue realizados;

          •   Indicação de seu grupo sanguíneo;

          •   Outros exames feitos durante a gestação, se houver.

 

Para a estadia no quarto de maternidade

Para os poucos dias que você passar na maternidade, coloque em sua bolsa de maternidade as roupas e acessórios essenciais que acompanharão os primeiros dias de vocês papais com seu bebê. Além da lista já mencionada acima, vêm esses itens.

   Para o bebê no quarto de maternidade

     Roupinhas, além daquelas levadas na sala do parto

         •   6 bodys kimonos (que abrem e fecham na frente, para evitar a manipulação do corpo e pescoço quando os vestir);

         •   4 pijamas macacões (também preferimos modelos que fecham na frente), os modelos com pernas com pezinhos são recomendados;

          •   2 cardigans kimonos;

          •   Uma touca;

          •   Um par de sapatinhos de malha, para esquentar os pezinhos;

          •   Um casaco/macacão completo e quentinho para voltar para casa se você parir no inverno;

          •   Uma manta/pequeno cobertor para cobrir seu bebê durante o dia. E para poder embrulha-lo seguindo a técnica do “burrito para acalmar o bebê”. Técnica muito recomendada para acalmar os bebês pequenos (técnica detalhada na parte modelos inovadores desse post) 

          •   Um saco de dormir leve para temperatura morna (não levar os modelos muito quentes feito para o frio do inverno já que os quartos de maternidade são quentinhos). Os sacos de dormir são recomendados para cobrir os bebês a noite, para evitar o risco de sufocação com o cobertor e deixar o bebê quentinho e livre de se mexer. Entenda mais do interesse essencial dessa peça aqui, no site da Joli Môme.

Bebê usando saco de dormir da Joli Môme
Bebê usando saco de dormir da Joli Môme
    
     Acessorios: Os essenciais para os primeiros dias de seu bebê na maternidade

          •   Uma manta fraldinha para usar para tudo (limpar leite, deixar para os braços dos visitantes etc.);

          •   Uma toalha macia, de algodão ou fibras naturais para a saída do banho. Preferir as opções orgânicas;

          •   Uma escova bem macia para os cabelos, com cerdas naturais. Cabo de Madeiras são um plus para evitar o plástico. De forma geral é bom evitar qualquer plástico com BPA (bisfenol A) para entrar em contato com o bebê;

          •   Uma chupeta para quem escolhe usar, aconselhamos as chupetas de borracha 100% natural (hevea) com modelagem adaptado a boca do bebê e que copiam a forma do peito maternal e do contato do nariz com o peito. Feita a partir de borracha 100% natural, produzida de forma sustentável. Sem BPA, ftalatos e PVC. Sem adição de cores ou outras substâncias sintéticas. Por exemplo da marca  NATURSUTTEN (infelizmente, mesmo que todas as marcas importadas usem Hevea brasileiro, ainda não se acha marcas brasileiras fazendo).

          •   Se você escolher de não amamentar ou se você não puder amamentar: levem vários babadores de modelo grande (não bandana) para fixar no pescoço sem apertar nem atrapalhar no momento de alimentar os bebês com a mamadeira.

Escova cabelo de cerdas naturais bebê - mala de maternidade
Escova para cabelos de bebê de cerdas naturais e madeira
Chupeta ergonomica hevea natural - mala de maternidade
Chupeta ergonômica de hevea natural
babador mamadeira - mala de maternidade
Babadores de algodão adaptados a mamadeira
    
     Opcionais:

          •   Se for o segundo filho (ou mais), uma ideia que pode ser legal é de trazer um presente para a criança mais velha que o “bebê” irá oferecer no momento de as crianças virem conhecer e visitar na maternidade.

          •   Uma naninha. Recomendamos as naninhas de fibras naturais orgânica, já que o bebê vai manipular e chupar o tempo todo.

Naninha grande e pequena da Timirim algodao pima organico
Têm vários tipos de naninhas. Recomendamos as naninhas de matéria prima natural e orgânica. Na Timirim temos a preguiça paninho que chamamos de modelo americano, e a preguiça pequena com um tecido na forma de um corpinho que costumamos chamar de modelo europeu, que lá se usa muito naninhas pequenas para recém-nascidos.

 

   Para a mãe no quarto de maternidade:

     Roupas:

          •   Escolha camisetas e roupas confortáveis, largas, macias e que você possa sujar sem medo, para 3 a 4 dias.

          •   Dois pijamas confortáveis para poder trocar caso sujar.

          •   Além dos pijamas, caso queira, leve algumas roupas sociais confortáveis se você não achar muito agradável caminhar nos corredores do hospital de pijama. Mas se você não se importar com isso está ótimo, ninguém vai te julgar!

          •   Um cardigan ou casaco confortável já que é difícil prever qual vai ser a sensação de frio tanto no quarto quanto nos corredores.

          •   Um cachecol leve para o ar-condicionado dos corredores e salas. Melhor não levar uma dor de garganta para casa!

          •   3 pares de meias.

          •   Um par de pantufa.

          •   Escolha uma roupa de saída de maternidade adaptada à estação e a ansiedade de carregar um recém-nascido no colo. Se você quiser usar saltos altos, de preferência aos saltos plataforma ou Anabela que vão te deixar mais segura caminhando segurando o seu bebê.

          •   Leve calcinhas confortáveis de algodão. Se você for para um parto normal ou natural, pode comprar 3 ou 4 acima de seu tamanho habitual para poder encaixar confortavelmente os absorventes pós-parto. Os absorventes geralmente são fornecidos pelas maternidades, mas vocês podem perguntar e se não for o caso, levem de 6 a 8 unidades. Existem também calcinhas absorventes feitas para pós-parto (que o fluxo é bem diferente), por exemplo da marca Pantys.

     Para amamentação:

          •   2 soutiens de amamentação. Privilegie um tamanho acima de seu tamanho no final da gravidez. A marca Pantys desenvolveu um soutien absorvente para amamentação.

          •   Se os soutiens não forem absorventes, leve alguns absorventes de peito de matéria natural.

          •  Um creme contra as rachaduras ou fissuras. Privilegie os produtos cosméticos orgânicos e naturais como os das marcas Souvie (especialista dos cosméticos orgânicos e naturais para bebês e gestantes, com cuidado de otimizar as embalagens e reduzir o lixo).

          •   No caso, levar conchas protetoras de silicone para seios.

http://www.souvie.com.br/linha/gestante/
Soutien e calça absorventes da marca Pantys
souvie cosmeticos organicos gestante
Cosméticos orgânicos para gestante da marca Souvie
     Acessórios:

          •   Não esquece seu carregador de celular!

          •   Leve um espelho de mão;

          •   Não esqueça a sua escova de dente e de cabelo. Para mais conforto você pode levar seu próprio sabonete, shampoo, cremes e todo o seu necessário do dia dia. O importante é você levar o que ajuda você a se sentir bem, já que vai ser um momento punk de sua vida!

          •   Uma pequena lanterna, as vezes a luz do quarto parece muito forte e viva para os bebês e assim vocês ficam mais relaxados sem terem que ficar no escuro.

          •   Revistas, livros, sudoku ou palavras cruzadas como você preferir.

     Opcionais

          •   Preparar uma lista de músicas que agrade vocês dois e talvez (e se for permitido na sua maternidade) uma pequena caixa de som.

          •   Leve maquiagem se você quiser para os primeiros dias ou/e a saída de maternidade.

          •  Se você quiser ter um, não esqueça de levar o quadro de maternidade para colocar na sua porta e avisar para todo mundo que chegou esse novo tesouro no mundo! (Nós amamos particularmente os bordados da Yaoot bordado ♥) e as coroas de flores naturais ou secas! O resultado é lindo e gostamos da ideia de usar materiais naturais para celebrar o nascimento.

          •   Dica de amiga: levar um livro para os visitantes escrever mensagens para o recém-nascido como lembrança ♥

Quadro de maternidade bordado Yaoot
Quadro bordado da Yaoot bordados
Quadro de maternidade - coroa natural flores
Exemplo de quadro de maternidade de coroa natural floral

Para o pai ou acompanhante:

E melhor preparar uma mala separada apenas para ele/ela.

          •   O carregador de celular para poder tirar fotos e mandar mensagens para a família e os amigos.

          •   Um tablet para assistir filmes ou seriados.

          •   Moedas e cartão de crédito: se vocês não levarem bastante comidinhas ou bebidas, pode ser que vocês vão precisar comprar coisas, até apenas para beber café e ficar acordado durante a noite! Então não esquecem de levar formas de pagamento.

          •   Duas camisetas, cuecas e meias limpas. Um pijama ou duas roupas de noite para poder dormir e passar a noite da forma mais confortável possível, já que na maioria dos casos vai ter que dormir numa poltrona.

          •   Um cobertor macio e quentinho para a noite.

          •   A escova e a pasta de dente.

 

Bonus: a tradição das cores amarela e vermelha para as roupas de recém-nascidos:

Você deve conhecer a tradição – ou pelo menos já ouviu falar – de vestir o bebê de amarelo no primeiro dia da vida e de vermelho quando for para sair da maternidade. Eu como francesa, descobri esse costume aqui no Brasil, já que isso não existe na França. Obviamente pesquisei para descobrir o porquê dessa tradição, que pode se aplicar tanto para uma roupa, quanto apenas para um acessório 😊.

Parece que a razão vem dos significados das cores, e a aplicação desses significados no caso da maternidade.

          •   Amarelo: Vida, riqueza e prosperidade;

          •   Vermelho: Proteção e boas energias (inclusive protegendo de mau-olhado e inveja).

Pijama troca facil abacaxis algodao pima orgânico da Timirim
Modelo pijama troca-fácil de abacaxis da Timirim

Sapatinhos melancias algodao pima orgânico da Timirim
Estampa melancias da Timirim

Outras cores têm outros significados, que mesmo se não tradicionalmente usadas nessa situação, podem combinar porque fazem muito sentido também!

          •   Azul: paz e tranquilidade;

          •   Rosa: amor e felicidade

          •   Verde: Saúde e serenidade;

          •   Branco: pureza e leveza;

          •   Lilás: delicadeza.

 

Conclusão: a minha mala de maternidade ainda precisa de suas dicas!

Estou ansiosa para preparar minha mala! São muitas coisas para pensar, mas é um grande prazer dedicar um tempinho para cuidar disso, e pode ser uma boa atividade de casal para se preparar a se tornar pais juntos.

Obviamente continuamos a aprender todos e todos os dias e adoraríamos estender essa lista de dicas com seus conselhos práticos e sustentáveis para o parto e a estadia na maternidade! Não hesite a comentar esse post ♥

Abraço verde

Ninon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *