Onde o sonho encontra a necessidade de preservação
As férias já começaram e não resisto em contar o meu desejo de aproveitar um tempo na praia, em casal, ou com a família e as crianças, à beira do mar. Esse período de frio no Sul do país, que nos faz sonhar ainda mais com o litoral ensolarado e quentinho do Nordeste, é um momento muito propício para contar para você o quanto o Oceano é importante para mim e, sobretudo, para a Timirim. Além do cartão postal por si só tem tanto para contar dessa paisagem e ecossistema maravilhoso, que temos que preservar.

O sonho da praia
Desejo de infinito:
Acho que um prazer imenso e universal é curtir da imensidade do oceano, e do ritmo regular e inalterável das ondas. A praia é um lugar unânime de sonho e descanso que alimenta nossa imaginação e nosso desejo de fuga. Com uma associação de tanta beleza e espaço sem limite, é normal a praia se tornar o destino de férias preferido da maioria dos brasileiros. A beleza natural e a combinação das cores da água, areia, vegetação e do céu, nos faz sentir bem e nos ajuda a dar perspectiva aos nossos problemas cotidianos para nos afastar deles. Claro que todas as paisagens naturais têm esse efeito relaxante, mas é verdade que o horizonte do mar tem uma dimensão a mais do imaginário coletivo. E o banho de mar é muito raramente associado a emoções e sensações ruins, bem ao contrário, acalma a alma. E só pensar o quanto a gente usa fotos de mar como tela de computador! 😉



Lugar para as crianças se desenvolver e florescer:
Válido para todo mundo, esse desejo de praia e oceano é uma coisa mágica de ver crescer nos olhos das crianças. Quem não pensou com emoção ao primeiro contato de seu bebê com a areia e o mar? Engraçado que enquanto os pais adoram, não são todas as crianças que gostam da praia. Algumas não aguentam o contato da areia nos pés ou nas mãos e os bebês podem ter medo das ondinhas e do frio da água. Eles vão descobrir novas sensações e essa visão do horizonte infinito, enquanto vocês vão poder contar todas as riquezas escondidas abaixo da água para nutrir o imaginário deles e alimentar os sonhos.
Esse novo terreno de exploração deixa lembranças inesquecíveis para a família toda, tanto para os bebês quanto para os pais e para os irmãos. Férias na praia são uma ocasião única de dedicar mais tempo de qualidade a seu núcleo familiar para fortalecer as relações entre adultos, bebês e crianças. E querendo ou não, o celular fica de lado por causa da areia, da água salgada e do sol que impede ver a tela. Esse tempo de maior desconexão é vital para cada um e para a família em si. Obviamente isso não impede de tirar fotos lindas para lembrar desses momentos preciosos à beira do mar ♥



Como proteger o seu bebê na praia?
A praia, por ser um ambiente maravilhoso e de muitas curtidas e prazer, não deixa de ser um espaço perigoso. Os adultos já têm que ficar atentos ao sol e ao oceano, então imagina quanto cuidado nós temos que ter em relação aos nossos recém-nascidos, bebês e crianças. O maior perigo da criança na praia é o sol. Em qualquer época do ano o sol do meio-dia não é recomendado nem para adultos, muito menos para os bebês. A pele deles é muito mais frágil e o risco de queimaduras mais alto, junto ao risco de desidratar. É melhor evitar de levar os bebês para praia nos horários mais quentes, como entre as 11 e às 15h, e se tiver que ficar na areia neste período, procurar um espaço na sombra é o ideal. A sombra mais larga das árvores é recomendada já que ela costuma ser maior, o que evita os efeitos da radiação refletida pela areia ao redor (também perigosa), além de ser mais fresquinha, o que é melhor para as crianças.
• Além de evitar as horas mais quentes, um bebê ou criança na praia tem que usar protetor solar de maior fator de proteção, de preferência resistente à água, no corpo inteiro, mesmo abaixo da camiseta, se usar uma. Os protetores especiais para crianças são recomendados. Tem que passar protetor antes de chegar na praia, depois de duas horas, e depois de cada banho no mar (mesmo se fizer menos de duas horas). Para os bebês menores as tendas de praias podem ser uma boa opção.
• Os pequenos tem que ser protegidos com chapéu, óculos de sol com proteção máxima aos UVs (os olhos também estão sensíveis a radiação e podem desenvolver câncer), e camiseta de manga longa, de preferência com função proteção UV, como as da marca brasileira UV Line.



• Finalmente, mas não menos importante, a fundamental proteção da água: tanto quando têm ondas e quando não têm. Um bebê pode afogar em 5cm de água, e uma criança pequena não vai se debater igual a um adulto, ela vai afundar e ficar num processo silencioso. As boias ajudam mas não são equipamentos de segurança, prefira os modelos colete tipo esse, mas elas não prevalecem a atenção de um adulto dedicado a criança. Afogamento é maior causa de mortes acidentais de crianças no Brasil. Em 2016, quase mil crianças morreram afogadas.
Os números de acidentes no Brasil de crianças mortas em piscinas e mar ainda é muito alto. Um adulto tem que ser dedicado a observação real da criança o tempo todo que ela fique perto da água. Crianças na água ou próximas a ela precisam ser supervisionadas o tempo todo, sem descanso - e bem de perto. O responsável deve sempre ficar a um braço de distância, mesmo na presença do guarda-vidas.
Mas no final essas recomendações são para vocês curtirem e tirarem a ansiedade das férias 😉.
A coleção Oceano da Timirim:
A coleção Oceano do J.Borges, homenagem as costas brasileiras e a essa diversidade:
Pessoalmente apaixonada pelo Oceano, queria muito poder fazer a Timirim conversar com esse tema, e a ideia de uma coleção dedicada veio naturalmente. Foi um grande prazer poder desenvolver essa ideia junto com o artista J.Borges, mestre da xilogravura pernambucana com quem a gente já tinha desenvolvido uma coleção homenageando o sertão brasileiro. De tantos temas que ele já tinha tratado, ele amou desenvolver estampas autorais sobre o tema do mar e dos ecossistemas oceânicos e de água salobra do Brasil. Reconhecido patrimônio vivo da Unesco, ele usou a sua técnica de gravação de matrizes de madeira para chegar num resultado tão colorido, moderno e interessante quanto a gente sonhava. Assim nasceu a coleção Oceano da Timirim, com estampas muito adaptadas aos recém-nascidos e ao mundo de descoberta, exploração e prazer do bebê.






A conversa entre o oceano e os rios brasileiros:
A coleção é mais rica e complexa do que se pensa no primeiro olhar. As estampas criadas pelo J.Borges celebram tanto a fauna oceânica quanto a fauna de rio e foz. No painel de animais apresentados vão se juntar tartarugas marinhas com tartaruga terrestre, é um diálogo entre a natureza oceânica e a natureza continental, o que ilustra a importância do relacionamento entre as duas quando se trata de ecossistema e preservação. Assim o golfinho da coleção é uma mistura do golfinho oceânico cinza, e do boto cor de rosa, o golfinho da Amazonas. A coleção também não esquece da importância e da lindeza das algas e dos corais coloridos, que apesar de parecerem plantas são micro-animais essenciais para sobrevivência de toda a cadeia alimentar marina. E sabe mais? Foram descobertos lindos corais de rio na foz do Amazonas! Um dos poucos rios do mundo que apresenta essa característica muito especial e que temos que proteger.






O aspecto lúdico das estampas coloridas com o desenvolvimento das crianças:
Além do interesse nesse tema particular do oceano, a riqueza das cores possíveis era infinita e nos encantou. Pensando no aspecto lúdico e colorido que queremos para as roupas da Timirim, para acompanhar as interações do bebê com os visuais que ele vai descobrindo, essa diversidade foi maravilhosa. E também, depois das frutas e bichos do sertão, não tem nada mais unissex e universal do que o mundo marinho 😉. Nossos moldes e modelos acompanham o desenvolvimento motor, e essas estampas estimulam a imaginação, de uma forma sempre muito alegre e com essa ideia de acompanhar a criança na descoberta das riquezas e importância da natureza.
Para o prazer dos pais, a combinação das roupas do bebê com a paisagem 😉:
Para quem não tiver a sorte de viajar para praia, as estampas da coleção trazem um pouco do destino diretamente para casa! E para quem está curtindo esse horizonte azul maravilhoso, será que tem coisa mais fofa do que ter seu pequeno combinado com o tema das férias? O bom é que esse prazer da estampa existe sem abrir mão do conforto e da qualidade das nossas peças sempre 100% de algodão orgânico ♥






A riqueza do litoral Brasileiro
Uma das maiores costas do mundo:
O Brasil é um dos países com mais litoral do mundo e uma diversidade fantástica de fauna marítima e de litoral (água fria, quente, morna, salgada, doce etc.). Se considerar todas as saliências e reentrâncias do litoral, podemos considerar 9200km de litoral brasileiro, banhado pelo oceano Atlântico, com 2095 praias, e com a Bahia o estado com maior faixa litorânea de todos.



Além das praias, os ecossistemas litorais associados aos números rios:
No litoral Brasileiro, se encontram muitas fozes e estuários de rios, que criam ecossistemas de águas salobras (mistura de água doce e salgadas), entre os mais delicados e útil do mundo natural.
A ilha de Marajó, com 50 mil km2, é considerada a maior ilha flúvio-marinha do mundo. Localizada na foz do rio Amazonas, no Estado do Pará, é considerada um dos grandes santuários ecológicos do mundo.
O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. No Brasil têm cerca de 25 000km² de manguezais, ou seja, mais de 15% da área mundial. Esse biossistema é característico de regiões tropicais e subtropicais e está sujeito ao regime das marés. Ele apresenta uma riqueza biológica muito concentrada e espécies animais e vegetais particulares. É considerado o berçário de uma multidão de espécies litorâneas e oceânicas que migram para as essas áreas costeiras durante pelo menos uma fase do ciclo de vida.






Um sistema natural e econômico de grande importância para o Brasil:
Além da importância dos ecossistemas litorais para a natureza, o Brasil se desenvolveu em torno de seu litoral. As principais capitais e cidades localizam-se na zona costeira e mais de 40% da população reside nessa faixa.



Sustentabilidade e Oceano, a preservação é necessária
Além da biodiversidade, o Oceano é primordial no equilibro do clima mundial:
O Oceano é o maior ecossistema do planeta em termos de volume, e o homem apenas explorou 10% dele ao máximo. Além da diversidade de espécies inumeráveis que se encontram na água e nos litorais, o Oceano tem várias outras funções para o equilibro do planeta. O Oceano é o maior espaço de fotossíntese do mundo, com o fitoplâncton, na frente das florestas: ele absorve dióxido de carbono para produzir mais de 50% do oxigênio que nós respiramos. Por isso o oceano tem um papel de primeira importância na regulação do clima pelo carbono sequestrado, mas infelizmente seguindo um círculo vicioso, o aquecimento global danifica a saúde do plâncton, o que impede o oceano funcionar ao seu melhor como captador de dióxido de carbono, o que aumenta o aquecimento global, tudo isso leva a aceleração das mudanças climáticas. O oceano também tem um papel fundamental na distribuição dos climas no mundo por causa das grandes correntes que fazem circular água fria e água quente, o que tem um impacto direto nas formações atmosféricas. As mudanças climáticas, o aquecimento global e o degelo afetam os equilíbrios e as correntes e cientistas alertam das mudanças climáticas drásticas que vamos viver daqui a algumas décadas.
A necessidade de preservação e recuperação ambiental dos oceanos e litorais:
Considerando os inumeráveis papéis, cada um de primeira importância, é uma evidência que precisamos preservar e proteger o oceano e os litorais brasileiros. Além da preservação temos que ativamente participar a recuperação e melhorada dos litorais que já foram danificados e impactados pelas atividades humanas. O bom disso é que essa postura de defesa desses ecossistemas e ambientes únicos não tem que ser pesada. O oceano é tão rico e infinito que os inúmeros aspectos que encontramos nesse caminho tornam a aventura muito interessante, lúdica, pedagógica e além de tudo gratificante.
A importância das crianças:
É muito bom se envolver num projeto ou pensamento de preservação da natureza com as crianças por causa da energia muito positiva que eles têm sobre esses temas. A inocência deles fazem com que eles questionem de uma forma muito aberta e profunda as nossas práticas de adultos, e por exemplo, o projeto de limpar uma praia dos resíduos plásticos vira um jogo de caça ao tesouro, com um desafio que conversa com o imaginário deles, que fazendo isso eles ajudam a proteger. A ingenuidade dos pequenos deve nos servir a refletir a nossa sociedade, os fundamentos e o desnecessário.



A política da Timirim:
Na Timirim, era fundamental pensar os impactos potenciais da nossa produção nos rios e oceanos. Por causa disso, seguimos vários princípios:
• Nós trabalhamos apenas com malha de fibra de algodão, seja fibra totalmente natural, o que impede a liberação de micropartículas de plástico a cada lavagem na máquina. Essa poluição que acontece com a lavagem de qualquer tecido de fibras sintéticas ou misturadas, virou uma problemática mundial já que afeita todos os rios, oceanos, e a cadeia alimentar até a gente.
• Não trabalhamos com plástico nas nossas embalagens, nem no armazém, nem no envio. Todas as nossas embalagens são feitas de papelão FSC e até papel semente plantável para os nossos embrulhos.
• Nós trabalhamos sem tingir os tecidos, com estampas de tinta à base de água e com parceiros de acabamento e estamparia que seguem todas as regras de tratamento das águas para não poluir os rios com água suja e metais pesados que acabam danificando os ecossistemas até os oceanos.



As organizações que nós apoiamos:
• O projeto Tamar é bem conhecido de quem têm sorte de morar ou viajar pelas praias Brasileiras. ONG Brasileira, eles atuam no litoral nacional inteiro para preservar o ecossistema de vida e nidificação de várias espécies de tartarugas que se encontram no Oceano Atlântico Brasileiro. Esse projeto é maravilhoso porque foi construído para ser o mais lúdico possível, voltado para as crianças e a criança que vive em cada adulto. Os centros de recuperação e cuidado das tartarugas estão abertos ao público com visitas pedagógicas e interações e explicações feitas para crianças, é um passeio ideal para a família. Posso confessar que já visitei dois centros diferentes, em casal, sem acompanhar crianças e todas as vezes foi uma delícia. Estou muito animada de levar meus sobrinhos e meu menino no futuro.
• A ONG Oceana. Mais tradicional e menos lúdica do que o projeto Tamar, a ONG internacional Oceana atua no mundo inteiro para preservar os recursos e os ecossistemas dos oceanos. Além da preservação ambiental e da defesa da natureza, o interessante das ações deles é que eles integram as atividades de pesca tradicional e os aspectos humanos de relacionamento e sobrevivência ligado ao mar e ao litoral. No dia mundial do oceano, no dia 8 de junho, a Timirim reverteu 5% do faturamento das vendas daquele dia a essa ONG.






Conclusão: boas férias!
Espero que vocês aproveitem ótimas férias e talvez tenham a sorte de curtir o Oceano e as praias brasileiras tanto com ou sem suas crianças (que as vezes é bom poder curtir de casal né? 😉). Eu particularmente vou ter a chance de passar o primeiro natal de meu menino -ainda para nascer- na Bahia, onde nunca fui de final de ano ainda. Vai ser uma delícia e estou já louca para ver meu bebê de sunga e camiseta de lycra, descobrindo a areia da praia, curtindo junto aos pais, felizes da vida.
Queremos continuar homenageando tanto a riqueza brasileira, quanto os artistas nacionais ♥, quem tiver vontade de ver uma coleção com um tema especial ou um novo artista, comente aqui que será nosso prazer conhecer e avaliar o projeto! 😊.
Abraço verde
Ninon