Escapada para o Oceano em família

Onde o sonho encontra a necessidade de preservação

As férias já começaram e não resisto em contar o meu desejo de aproveitar um tempo na praia, em casal, ou com a família e as crianças, à beira do mar. Esse período de frio no Sul do país, que nos faz sonhar ainda mais com o litoral ensolarado e quentinho do Nordeste, é um momento muito propício para contar para você o quanto o Oceano é importante para mim e, sobretudo, para a Timirim. Além do cartão postal por si só tem tanto para contar dessa paisagem e ecossistema maravilhoso, que temos que preservar.
Timirim blog post Oceano praia do forte bahia
Foto da Praia do Forte na Bahia – o lugar ideal com crianças

 

O sonho da praia

   Desejo de infinito:

Acho que um prazer imenso e universal é curtir da imensidade do oceano, e do ritmo regular e inalterável das ondas. A praia é um lugar unânime de sonho e descanso que alimenta nossa imaginação e nosso desejo de fuga. Com uma associação de tanta beleza e espaço sem limite, é normal a praia se tornar o destino de férias preferido da maioria dos brasileiros. A beleza natural e a combinação das cores da água, areia, vegetação e do céu, nos faz sentir bem e nos ajuda a dar perspectiva aos nossos problemas cotidianos para nos afastar deles. Claro que todas as paisagens naturais têm esse efeito relaxante, mas é verdade que o horizonte do mar tem uma dimensão a mais do imaginário coletivo. E o banho de mar é muito raramente associado a emoções e sensações ruins, bem ao contrário, acalma a alma. E só pensar o quanto a gente usa fotos de mar como tela de computador! 😉

Timirim blog post Oceano mar oceano horizonte azul
Horizonte e infinito azul do oceano

   Lugar para as crianças se desenvolver e florescer:

Válido para todo mundo, esse desejo de praia e oceano é uma coisa mágica de ver crescer nos olhos das crianças. Quem não pensou com emoção ao primeiro contato de seu bebê com a areia e o mar? Engraçado que enquanto os pais adoram, não são todas as crianças que gostam da praia. Algumas não aguentam o contato da areia nos pés ou nas mãos e os bebês podem ter medo das ondinhas e do frio da água. Eles vão descobrir novas sensações e essa visão do horizonte infinito, enquanto vocês vão poder contar todas as riquezas escondidas abaixo da água para nutrir o imaginário deles e alimentar os sonhos.

Esse novo terreno de exploração deixa lembranças inesquecíveis para a família toda, tanto para os bebês quanto para os pais e para os irmãos. Férias na praia são uma ocasião única de dedicar mais tempo de qualidade a seu núcleo familiar para fortalecer as relações entre adultos, bebês e crianças. E querendo ou não, o celular fica de lado por causa da areia, da água salgada e do sol que impede ver a tela. Esse tempo de maior desconexão é vital para cada um e para a família em si. Obviamente isso não impede de tirar fotos lindas para lembrar desses momentos preciosos à beira do mar ♥

Timirim blog post Oceano bebe na praia de chapeu
Bebê recem-nascido na praia

   Como proteger o seu bebê na praia?

A praia, por ser um ambiente maravilhoso e de muitas curtidas e prazer, não deixa de ser um espaço perigoso. Os adultos já têm que ficar atentos ao sol e ao oceano, então imagina quanto cuidado nós temos que ter em relação aos nossos recém-nascidos, bebês e crianças. O maior perigo da criança na praia é o sol. Em qualquer época do ano o sol do meio-dia não é recomendado nem para adultos, muito menos para os bebês. A pele deles é muito mais frágil e o risco de queimaduras mais alto, junto ao risco de desidratar. É melhor evitar de levar os bebês para praia nos horários mais quentes, como entre as 11 e às 15h, e se tiver que ficar na areia neste período, procurar um espaço na sombra é o ideal. A sombra mais larga das árvores é recomendada já que ela costuma ser maior, o que evita os efeitos da radiação refletida pela areia ao redor (também perigosa), além de ser mais fresquinha, o que é melhor para as crianças.

          •   Além de evitar as horas mais quentes, um bebê ou criança na praia tem que usar protetor solar de maior fator de proteção, de preferência resistente à água, no corpo inteiro, mesmo abaixo da camiseta, se usar uma. Os protetores especiais para crianças são recomendados. Tem que passar protetor antes de chegar na praia, depois de duas horas, e depois de cada banho no mar (mesmo se fizer menos de duas horas). Para os bebês menores as tendas de praias podem ser uma boa opção.

          •   Os pequenos tem que ser protegidos com chapéu, óculos de sol com proteção máxima aos UVs (os olhos também estão sensíveis a radiação e podem desenvolver câncer), e camiseta de manga longa, de preferência com função proteção UV, como as da marca brasileira UV Line.

Timirim blog post Oceano bebe na praia de chapeu e lycra
bebê de chapeu e lycra na praia

          •   Finalmente, mas não menos importante, a fundamental proteção da água: tanto quando têm ondas e quando não têm. Um bebê pode afogar em 5cm de água, e uma criança pequena não vai se debater igual a um adulto, ela vai afundar e ficar num processo silencioso. As boias ajudam mas não são equipamentos de segurança, prefira os modelos colete tipo esse, mas elas não prevalecem a atenção de um adulto dedicado a criança. Afogamento é maior causa de mortes acidentais de crianças no Brasil. Em 2016, quase mil crianças morreram afogadas.

Os números de acidentes no Brasil de crianças mortas em piscinas e mar ainda é muito alto. Um adulto tem que ser dedicado a observação real da criança o tempo todo que ela fique perto da água. Crianças na água ou próximas a ela precisam ser supervisionadas o tempo todo, sem descanso – e bem de perto. O responsável deve sempre ficar a um braço de distância, mesmo na presença do guarda-vidas.

Mas no final essas recomendações são para vocês curtirem e tirarem a ansiedade das férias 😉.

 

A coleção Oceano da Timirim::

   A coleção Oceano do J.Borges, homenagem as costas brasileiras e a essa diversidade:

Pessoalmente apaixonada pelo Oceano, queria muito poder fazer a Timirim conversar com esse tema, e a ideia de uma coleção dedicada veio naturalmente. Foi um grande prazer poder desenvolver essa ideia junto com o artista J.Borges, mestre da xilogravura pernambucana com quem a gente já tinha desenvolvido uma coleção homenageando o sertão brasileiro. De tantos temas que ele já tinha tratado, ele amou desenvolver estampas autorais sobre o tema do mar e dos ecossistemas oceânicos e de água salobra do Brasil. Reconhecido patrimônio vivo da Unesco, ele usou a sua técnica de gravação de matrizes de madeira para chegar num resultado tão colorido, moderno e interessante quanto a gente sonhava. Assim nasceu a coleção Oceano da Timirim, com estampas muito adaptadas aos recém-nascidos e ao mundo de descoberta, exploração e prazer do bebê.

Artista J. Borges, mestre da xilogravura pernambucana
Timirim colecao 2019 estampa Oceano Paisagem do mar J.Borges
Detalhes da estampa Paisagem do mar da coleção Oceano 2019 da Timirim

   A conversa entre o oceano e os rios brasileiros:

A coleção é mais rica e complexa do que se pensa no primeiro olhar. As estampas criadas pelo J.Borges celebram tanto a fauna oceânica quanto a fauna de rio e foz. No painel de animais apresentados vão se juntar tartarugas marinhas com tartaruga terrestre, é um diálogo entre a natureza oceânica e a natureza continental, o que ilustra a importância do relacionamento entre as duas quando se trata de ecossistema e preservação. Assim o golfinho da coleção é uma mistura do golfinho oceânico cinza, e do boto cor de rosa, o golfinho da Amazonas. A coleção também não esquece da importância e da lindeza das algas e dos corais coloridos, que apesar de parecerem plantas são micro-animais essenciais para sobrevivência de toda a cadeia alimentar marina. E sabe mais? Foram descobertos lindos corais de rio na foz do Amazonas! Um dos poucos rios do mundo que apresenta essa característica muito especial e que temos que proteger.

Timirim blog post Oceano golfinhos oceanicos
Golfinhos oceanicos
Timirim blog post Oceano golfinho boto cor de rosa
Boto cor de rosa, golfinho do rio amazonas

   O aspecto lúdico das estampas coloridas com o desenvolvimento das crianças:

Além do interesse nesse tema particular do oceano, a riqueza das cores possíveis era infinita e nos encantou. Pensando no aspecto lúdico e colorido que queremos para as roupas da Timirim, para acompanhar as interações do bebê com os visuais que ele vai descobrindo, essa diversidade foi maravilhosa. E também, depois das frutas e bichos do sertão, não tem nada mais unissex e universal do que o mundo marinho 😉. Nossos moldes e modelos acompanham o desenvolvimento motor, e essas estampas estimulam a imaginação, de uma forma sempre muito alegre e com essa ideia de acompanhar a criança na descoberta das riquezas e importância da natureza.

Body kimono manga curta algodao pima organico timirim golfinhos
Body kimono da coleção 2019 da Timirim com estampas de golfinhos – 100% algodão pima orgânico
Macaquinho short algodao pima organico timirim estrelas do mar
Macaquinho Short da Timirim coleção 2019 estampa estrelas do mar – 100% de algodão orgânico com Pima e algodão naturalmente colorido

   Para o prazer dos pais, a combinação das roupas do bebê com a paisagem 😉:

Para quem não tiver a sorte de viajar para praia, as estampas da coleção trazem um pouco do destino diretamente para casa! E para quem está curtindo esse horizonte azul maravilhoso, será que tem coisa mais fofa do que ter seu pequeno combinado com o tema das férias? O bom é que esse prazer da estampa existe sem abrir mão do conforto e da qualidade das nossas peças sempre 100% de algodão orgânico

Timirim blog post Oceano - Macaquinho algodao pima organico cavalos marinhos colecao 2019 J Borges
Menina de cavalos marinhos da Timirim coleção oceano de 2019 – 100% algodão orgânico
Timirim blog post Oceano - Vestido algodao pima organico colecao 2019 J Borges
Menina de vestido estampa Oceano da coleção 2019 da Timirim – 100% algodão orgânico

 

A riqueza do litoral Brasileiro

   Uma das maiores costas do mundo:

O Brasil é um dos países com mais litoral do mundo e uma diversidade fantástica de fauna marítima e de litoral (água fria, quente, morna, salgada, doce etc.). Se considerar todas as saliências e reentrâncias do litoral, podemos considerar 9200km de litoral brasileiro, banhado pelo oceano Atlântico, com 2095 praias, e com a Bahia o estado com maior faixa litorânea de todos.

Timirim blog post Oceano mapa litoral brasil
Mapa do litoral brasileiro

 

   Além das praias, os ecossistemas litorais associados aos números rios:

No litoral Brasileiro, se encontram muitas fozes e estuários de rios, que criam ecossistemas de águas salobras (mistura de água doce e salgadas), entre os mais delicados e útil do mundo natural.

A ilha de Marajó, com 50 mil km2, é considerada a maior ilha flúvio-marinha do mundo. Localizada na foz do rio Amazonas, no Estado do Pará, é considerada um dos grandes santuários ecológicos do mundo.

 

O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. No Brasil têm cerca de 25 000km² de manguezais, ou seja, mais de 15% da área mundial. Esse biossistema é característico de regiões tropicais e subtropicais e está sujeito ao regime das marés. Ele apresenta uma riqueza biológica muito concentrada e espécies animais e vegetais particulares. É considerado o berçário de uma multidão de espécies litorâneas e oceânicas que migram para as essas áreas costeiras durante pelo menos uma fase do ciclo de vida.

Timirim blog post Oceano amazonas ilha do marajo
Ilha do Marajó, o encontro do Rio Amazonas e do oceano Atlantico
Timirim blog post Oceano manguezal brasil
Manguezal brasileiro, a beira do mar

 

   Um sistema natural e econômico de grande importância para o Brasil:

Além da importância dos ecossistemas litorais para a natureza, o Brasil se desenvolveu em torno de seu litoral. As principais capitais e cidades localizam-se na zona costeira e mais de 40% da população reside nessa faixa.

Timirim blog post Oceano mar oceano projeto Santos litoral sao paulo lotado
Praia de Santos, no litoral Paulista

 

Sustentabilidade e Oceano, a preservação é necessária

   Além da biodiversidade, o Oceano é primordial no equilibro do clima mundial:

O Oceano é o maior ecossistema do planeta em termos de volume, e o homem apenas explorou 10% dele ao máximo. Além da diversidade de espécies inumeráveis que se encontram na água e nos litorais, o Oceano tem várias outras funções para o equilibro do planeta. O Oceano é o maior espaço de fotossíntese do mundo, com o fitoplâncton, na frente das florestas: ele absorve dióxido de carbono para produzir mais de 50% do oxigênio que nós respiramos. Por isso o oceano tem um papel de primeira importância na regulação do clima pelo carbono sequestrado, mas infelizmente seguindo um círculo vicioso, o aquecimento global danifica a saúde do plâncton, o que impede o oceano funcionar ao seu melhor como captador de dióxido de carbono, o que aumenta o aquecimento global, tudo isso leva a aceleração das mudanças climáticas. O oceano também tem um papel fundamental na distribuição dos climas no mundo por causa das grandes correntes que fazem circular água fria e água quente, o que tem um impacto direto nas formações atmosféricas. As mudanças climáticas, o aquecimento global e o degelo afetam os equilíbrios e as correntes e cientistas alertam das mudanças climáticas drásticas que vamos viver daqui a algumas décadas.

Timirim blog post Oceano ciclos oceano CO2 plancton
Ciclo do carbono com a vida oceanica
Timirim blog post Oceano ciclos oceano atmosfera
A importancia do oceano no ciclo atmosférico.

   A necessidade de preservação e recuperação ambiental dos oceanos e litorais:

Considerando os inumeráveis papéis, cada um de primeira importância, é uma evidência que precisamos preservar e proteger o oceano e os litorais brasileiros. Além da preservação temos que ativamente participar a recuperação e melhorada dos litorais que já foram danificados e impactados pelas atividades humanas. O bom disso é que essa postura de defesa desses ecossistemas e ambientes únicos não tem que ser pesada. O oceano é tão rico e infinito que os inúmeros aspectos que encontramos nesse caminho tornam a aventura muito interessante, lúdica, pedagógica e além de tudo gratificante.

   A importância das crianças:

É muito bom se envolver num projeto ou pensamento de preservação da natureza com as crianças por causa da energia muito positiva que eles têm sobre esses temas. A inocência deles fazem com que eles questionem de uma forma muito aberta e profunda as nossas práticas de adultos, e por exemplo, o projeto de limpar uma praia dos resíduos plásticos vira um jogo de caça ao tesouro, com um desafio que conversa com o imaginário deles, que fazendo isso eles ajudam a proteger. A ingenuidade dos pequenos deve nos servir a refletir a nossa sociedade, os fundamentos e o desnecessário.

Timirim blog post Oceano criancas limpam praia
Crianças participando de uma atividade pedagógica de limpeza de praia

   A política da Timirim:

Na Timirim, era fundamental pensar os impactos potenciais da nossa produção nos rios e oceanos. Por causa disso, seguimos vários princípios:

          •   Nós trabalhamos apenas com malha de fibra de algodão, seja fibra totalmente natural, o que impede a liberação de micropartículas de plástico a cada lavagem na máquina. Essa poluição que acontece com a lavagem de qualquer tecido de fibras sintéticas ou misturadas, virou uma problemática mundial já que afeita todos os rios, oceanos, e a cadeia alimentar até a gente.

          •   Não trabalhamos com plástico nas nossas embalagens, nem no armazém, nem no envio. Todas as nossas embalagens são feitas de papelão FSC e até papel semente plantável para os nossos embrulhos.

          •   Nós trabalhamos sem tingir os tecidos, com estampas de tinta à base de água e com parceiros de acabamento e estamparia que seguem todas as regras de tratamento das águas para não poluir os rios com água suja e metais pesados que acabam danificando os ecossistemas até os oceanos.

Timirim blog post Oceano Embalagem embrulho pale semente
Produtos de algodão orgânico da Timirim junto com o embrulho de presente de papel reciclado com sementes de manjericão

   As organizações que nós apoiamos:

          •   O projeto Tamar é bem conhecido de quem têm sorte de morar ou viajar pelas praias Brasileiras. ONG Brasileira, eles atuam no litoral nacional inteiro para preservar o ecossistema de vida e nidificação de várias espécies de tartarugas que se encontram no Oceano Atlântico Brasileiro. Esse projeto é maravilhoso porque foi construído para ser o mais lúdico possível, voltado para as crianças e a criança que vive em cada adulto. Os centros de recuperação e cuidado das tartarugas estão abertos ao público com visitas pedagógicas e interações e explicações feitas para crianças, é um passeio ideal para a família. Posso confessar que já visitei dois centros diferentes, em casal, sem acompanhar crianças e todas as vezes foi uma delícia. Estou muito animada de levar meus sobrinhos e meu menino no futuro.

         •   A ONG Oceana. Mais tradicional e menos lúdica do que o projeto Tamar, a ONG internacional Oceana atua no mundo inteiro para preservar os recursos e os ecossistemas dos oceanos. Além da preservação ambiental e da defesa da natureza, o interessante das ações deles é que eles integram as atividades de pesca tradicional e os aspectos humanos de relacionamento e sobrevivência ligado ao mar e ao litoral. No dia mundial do oceano, no dia 8 de junho, a Timirim reverteu 5% do faturamento das vendas daquele dia a essa ONG.

Timirim blog post Oceano mar oceano projeto tamar tartarugas criancas
Publico num centro refúgio do projeto Tamar
Timirim blog post Oceano cdia mundial dos oceanos
8 de junho dia mundial dos oceanos

Conclusão: boas férias!

Espero que vocês aproveitem ótimas férias e talvez tenham a sorte de curtir o Oceano e as praias brasileiras tanto com ou sem suas crianças (que as vezes é bom poder curtir de casal né? 😉). Eu particularmente vou ter a chance de passar o primeiro natal de meu menino -ainda para nascer- na Bahia, onde nunca fui de final de ano ainda. Vai ser uma delícia e estou já louca para ver meu bebê de sunga e camiseta de lycra, descobrindo a areia da praia, curtindo junto aos pais, felizes da vida.

Queremos continuar homenageando tanto a riqueza brasileira, quanto os artistas nacionais ♥, quem tiver vontade de ver uma coleção com um tema especial ou um novo artista, comente aqui que será nosso prazer conhecer e avaliar o projeto! 😊.

Abraço verde

Ninon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *