Organizar uma festa de aniversário infantil mais ecológica e sustentável!

    1. Envolver a criança no processo de organização da festa
    2. Convites sustentáveis para os amiguinhos convidados na festa!
    3. O lugar da celebração e a decoração da sala de aniversário
    4. O lixo e os resíduos gerados durante o evento
    5. A comida e o bufê, cuidado especial da festa de aniversário
    6. As animações para as crianças se divertirem durante a festa
    7. As lembrancinhas para oferecer aos convidados
    8. Os presentes para a criança que faz aniversário
A Timirim fez dois anos esse mês ♥ e estamos todas super empolgadas com esse aniversário e esse clima de celebração! Não estamos fazendo eventos físicos, mas conversando sobre festas, concordamos que vale a pena ajudar quem tem que organizar um aniversário e quer fazer a festa mais ecológica e responsável possível, e obviamente a mais divertida! 😊.
Blog timirim aniversario ecologico festa criança
Preparação caseira com a criança de uma festa de aniversário ecológica

 

1 – Envolver a criança no processo de organização da festa

 

O objetivo da organização de uma festa infantil mais ecológica e sustentável é aplicar valores que fazem sentido para a família na rotina dela. É lógico envolver a criança no processo de decisão e de escolhas para contribuir a reforçar o conhecimento dela dos impactos do nosso estilo de vida e das soluções que existem e combinar isso com a animação da celebração do aniversário.

A preparação e o cuidado dos detalhes permitem reforçar a conexão entre as pessoas da família, e se torna mais uma oportunidade de aprendizagem lúdica e de potencial orgulho para a criança que assim se responsabiliza.

Blog timirim aniversario ecologico festa criança envolvimento
Crianças envolvidas em atividades em relação a sustentabilidade

A Livia do blog jornada Zero Waste organizou o aniversário dos 9 anos da filha junto com ela, de acordo com o desejo ecológico da menina. A organização da festa infantil levou cerca de dois meses, e  Livia reconheceu que foi uma ótima oportunidade para repensar hábitos de consumo junto com sua filha pequena.

 

2 – Convites sustentáveis para os amiguinhos convidados na festa!

O primeiro passo da festa de aniversário é o envio dos convites aos amigos. Isso já é um detalhe que pode ser escolhido de forma bacana e ecológica. A opção de convite eletrônico por email ou facebook não necessariamente é a opção mais ecológica por causa dos danos ambientais do gasto de energia da armazém de mensagens, e-mails e imagens nos computadores e clouds.

Também existe esse charme do convite papel que agrade tanto quem manda do quem recebe ♥.

Para evitar impactos negativos, é bom preferir uma opção:

  • de papel reciclado, sem laminação para poder ser reciclável,
  • com tintas ecológicas para evitar a poluição nos processos de produção e degradação
  • produzida perto de sua casa para minimizar o transporte induzido.

Uma opção super bacana são os produtos de Papel semente – nossos parceiros para as embalagens ecológicas da Timirim – que produzem embalagens de papel reciclado com inclusão de sementes, para poder plantar o convite! Ele é feito a  partir de restos de papel coletados por catadores da Ong Guardiões do Mar. Além disso, é fabricada por moradores da comunidade Guaxindiba, em São Gonçalo-RJ, gerando renda e dando oportunidades às comunidades. Assim já o aviso da festa se torna uma oportunidade de abrir uma conversa sobre os temas da sustentabilidade nas famílias convidadas.

Uma ótima ideia, muito linda para a arte do convite é usar um desenho da criança como imagem. Isso reforça a dimensão de conexão e inclusão de atividades de família na celebração.

Dicas: Também já pode introduzir no texto do convite o cuidado ecológico da organização, sempre de forma leve e lúdica, não para ser eco-chato! Nunca esquece que se trata de festa infantil 😊

Blog timirim aniversario ecologico festa criança convite papel semente
Convite de papel semente com a envelope
Blog timirim aniversario ecologico festa criança desenhando convite
Criança desenhando uma familia para ilustrar o convite da festa de aniversario – Shutterstock

 

3 – O lugar da celebração e a decoração da sala de aniversário

O lugar escolhido para a festa:

Nem todo mundo tem a possibilidade de escolher um lugar específico para a festa de aniversário das crianças. E qualquer lugar pode ser bom para organizar uma celebração mais ecológica! Quem tem acesso a um salão de festa não precisa gastar numa casa de eventos especial, mas se você escolher essa opção, pode pensar num lugar que tem um espaço aberto ao ar livre que não necessita ar condicionado para combinar com a ideia de uma forma de evento menos artificial e mais sustentável. Todo mundo também pode escolher a opção que pessoalmente acho a mais bacana -mas que depende do tempo naquele dia- de uma festa num jardim ou parque público, com estilo mais campestre e descolado. O ambiente natural de plantas, árvores e flores é para mim a decoração mais delicada e charmosa que existe ♥

Blog timirim aniversario ecologico festa criança bolo real jardim decração
Aniversário ecológico num parque, com flores e bolo sem isopor

O tema da festa de aniversário:

O tema da festa também pode fugir dos clássicos personagens da Disney ou de desenhos animados para ser em relação à atividades, ambientes ou outros temas universais que deixam mais espaço para a imaginação das crianças: natureza, oceano, espaço, bailarina, chefe de cozinha etc. É bom trocar as guirlandas de plásticos por guirlandas de papel ou melhor ainda, feita de papel de seda colorido com a família! Depois do evento, essa decoração pode ficar no quarto da criança como lembrança desse dia especial 😊.

Dica: Decoração com pallets de mercado virou moda, e a maioria das feiras de alimentos de ruas doam algumas dessas no final do dia. Vocês podem lixar e customizar e no final da festa, passar para a próxima família que vai ter celebração!

Não necessariamente precisa de uma mesa de bolo toda montada com decoração combinando com o tema. Se o lugar escolhido for  um jardim, um ambiente mais vintage e boho , tipo piquenique fica bem aconchegante e charmoso. Num salão de festa, a decoração da parede atrás da mesa não necessariamente tem que usar os plásticos descartáveis não recicláveis como os balões de ar. Tem opções de balão de tecidos reusáveis, ou decoração de papel seda ou papelão que ficam lindas! A marca parangolé tem opção, mas para mim o DIY ainda supera as soluções prontas para comprar porque favorece a dimensão de conexão e carinho familiar.

Blog timirim aniversario ecologico festa criança balas de papel jardim decração
Balas de papel, decoração ecológica de festa infantil
Blog timirim aniversario ecologico festa criança jardim bufê ecologico
Bufê decoração ecológica aniversário mais sustentável

 

4 – O lixo e os resíduos gerados durante o evento

O grande desafio da organização de uma festa infantil ecológica é a questão do lixo e dos resíduos. O objetivo é tentar limitar ao máximo o uso de plástico na montagem da decoração e das comidinhas. Assim, é bom privilegiar as frutas e alimentos preparados na hora ou por um terceiro pertinho de casa e avisado desse aspecto, para não receber tudo em embalagem individual de plástico. Os brigadeiros ou os cupcake por exemplo, não precisam ser expostos em cúpulas de plástico. Uma alternativa pode ser de pedir apresentação direto nos moldes de silicone do fornecedor que irá leva-los de volta, ou pensar em solução de apresentação comestíveis! Por exemplo as casquinhas de sorvete são uma ótima opção de apresentação de frutas cortadas ou outros elementos doces.

Blog timirim aniversario ecologico festa criança jardim bufê ecologico casquinhas decoração
Apresentação de comida nas casquinhas, alternativa ecologicas lixo zero

A maior parte do lixo de um aniversário de criança são a parte de copos, garfos, pratos e canudos de plástico. A melhor opção para evitar isso é de usar os próprios pratos, copos e garfos de casa quando puder, ou juntar opções de plástico resistente e reusáveis, quem não consegue coletar uma coleção de eco-cup de carnaval por exemplo? Sensibilizar as crianças a usar apenas um copo pode virar uma animação de decoração do copo de vidro com canetas de cores. Se quiser optar para opções descartáveis, escolhe as opções recicladas e não laminadas, as mais recicláveis, assim como por exemplo as opções da marca Parangolé e não esquece de apresentar claramente dois ou três lixeiras separadas para organizar os resíduos entre os recicláveis, não recicláveis e biológicos. As placas de indicação podem ser desenhadas junto com a criança 😊.

 

5 – A comida e o bufê, cuidado especial da festa de aniversário

O bufê de comidinhas para a festa

A comida é uma parte importante da festa. A escolha de um aniversário mais ecológico não significa comida não saborosa! Escolher alimentos naturais, da estação, não industriais e/ou orgânicos é muito bom, mas se não der, já escolher opções sem embalagens de plásticos, sem adição de químicos ou transgênico já ajuda o meio ambiente 😊. Se for contratar um fornecedor, avise ele. Não tem que ser vegan, sem glúten, sem açúcar! Nunca esqueça que se trata de aniversário de crianças! Tem que ter chocolate, docinhos gostosos, coloridos e saborosos, vão ficar na memória para sempre ♥

Blog timirim aniversario ecologico festa criança jardim bufê ecologico
Bufê sustentável para dias de celebração

O bolo de aniversário mais sustentável e gostoso!

Pede para não ter um bolo com isopor, um dos materiais derivado do petróleo mais poluente e menos reciclável. Dá para fazer bolos de três andares sem isopor, dá sim! É só montar um bolo natural acima do outro.

O assunto das bebidas e das garrafas:

As crianças focam muito nos bombons e docinhos, então a parte de bebidas, para equilibrar com tudo esse açúcar rápido, pode ser mais natural, com sucos de frutas ou águas aromatizadas servidos em suqueiras de vidro com torneirinhas, super charmosas e estilosas! Evite ao máximo as águas e sucos industriais que vêm em garrafas de plásticos. A solução de água de filtro de barro ou de galão é bem melhor.

Blog timirim aniversario ecologico festa criança jardim bufê ecologico suqueiras
Suqueiras charmosas para um evento sem garrafas de plastico!

 

6 – As animações para as crianças se divertirem durante a festa

O cronograma do dia e das atividades:

Como animar uma tarde com uma trupe de crianças, sem abusar de recursos tecnológicos, telas ou brinquedos descartáveis? Na realidade é bastante simples, considerando que uma festa de aniversário se divide em três momentos: a chegada das crianças com o momento de quebrar o gelo e a timidez, as horas de brincar, e o momento final de parabenizar, soprar as velas e comer o bolo. São três horas máximo de atividades a inventar para as crianças se divertirem. Tem bastante opções de animações que não requerem contratar alguém e que podem se alinhar quanto com o tema escolhido quanto com a ideia de sustentabilidade. Por exemplo com atividades criativas: decoração de cupcake e bolos, de copos reusáveis, de  cachepô de plantas (que podem se juntar também a solução da lembrancinha que a criança leva para casa, veja no final desse post). Tem também todas as atividades de jogos no exterior ou adaptados. A mais complexa a organizar, mas que faz o maior sucesso é a caça ao tesouro, que pode ser adaptada com etapas de pesquisas relacionadas  à natureza, às árvores, aos insetos do jardim etc. É bom alternar atividades físicas mais intensas com atividades criativas mais calma.

Lista de jogos franceses para as crianças brincar!

Aproveito esse post para apresentar alguns jogos tradicionais franceses para completar a lista dos clássicos brasileiros (como esses):

  • O jogo das maçãs na água. Numa grande bacia, coloque várias maçãs e peça para as crianças pegarem as maçãs apenas com a boca e com as mãos atrás das costas.

  • “ 1,2, 3 sol”: Uma criança fica contra uma parede ou uma árvore escondendo os olhos e dizendo “1,2,3 sol!” o grupo das outras crianças começam o jogo todos numa linha só, aproximadamente 10-15m atrás da criança que fala. Quando a criança olha para a parede e fala, é o momento das outras crianças avançarem o máximo que puder em direção a parede. Quando a criança pára de falar ela dá uma volta, olha o grupo e todas as crianças têm que ficar sem mexer, imobilizados. Quem for visto mexendo está eliminado. A criança se gira para parede esconde os olhos e fala de novo “1,2,3 sol!” e continua assim até a primeira criança chegar na parede ou na linha da árvore 😊.

  • O jogo «Colin Maillard»: Uma criança tem os olhos cobertos com um lençol ou um cachecol. Um adulto faz ela girar três vezes em volta de si mesmo. As outras crianças formam um grupo ao redor: eles não podem mexer os pés, mas podem se mexer para evitar ser tocado pela criança. Quando a criança com os olhos coberto toca uma outra, ele tem que adivinhar quem é apenas com as mãos, para trocar de posição com ele e essa criança ficar com os olhos cobertos. Assim vai repetindo. Variações muito interessantes desse jogo se fazem com comida. As crianças têm os olhos cobertos e devem reconhecer comidas pelo cheiro ou pelo sabor, ou até um objeto pela forma. Isso permite imaginar inumeráveis possibilidades, em relação com o tema da festa ou com a natureza.

Blog timirim aniversario ecologico festa criança jardim jogo maças
Jogo das mãças
Blog timirim aniversario ecologico festa criança jardim jogo 1-2-3 sol
Jogo 1, 2, 3 Sol!
Blog timirim aniversario ecologico festa criança jardim jogo Colin Maillard
Jogo Colin Maillard

A moda da Pinhata e as opções mais ecológica dela!

Hoje em dia chegou a moda mexicana da Pinhata que as crianças adoram. Tem como escolher uma opção mais ecológica com docinhos sem embalagens e menos industriais, e com a Pinhata de matéria que gera menos resíduos para o meio ambiente. A Parangolé vende algumas, mas eu acho que a melhor opção é a Pinhata caseira feita pela família e com a criança, e recheadapelos pais de docinhos surpresos, sem a criança saber. Assim pode ser o visual escolhido, conforme o tema da festa, e se torna um ateliê lúdico muito legal de fazer com a família. Quando se trata da Pinhata, mesmo sendo mais ecológica, não esqueça que é para aniversario de crianças 😊 os docinhos ou enchimento tem que ser gostosos ou divertidos (evite a uva passada 😉) para alimentar a alegria e não se tornar decepcionante para as crianças, o que poderia ser contraproducente para o engajamento futuro dela.

 

7 – As lembrancinhas para oferecer aos convidados

As lembrancinhas ou brindes para os amigos levarem para casa são um componente importante de uma festa infantil sucedida. Existem várias opções para evitar gerar embalagens descartáveis ou lixo. O bom é que essas lembrancinhas podem ser associadas a uma atividade criativa do dia. Por exemplo um copo reusável personalizado com um canudo de inox, um cachepô de flores pintado com terra para plantar o convite da festa etc.

Dica: Vocês podem cortar moldes com desenhos do tema da festa para facilitar a personalização com pintura.

Têm também muitos exemplos super fofos que eu amo, da blogueira de DIY e Craft, da Estefi Machado. Meu preferido sendo sem dúvida a familia de bichos preguiças!!! ♥. Muito fácil de realizar com o ateliê com as crianças, vai deixar uma lembrança para vida toda na memória dos pequenos.

Blog timirim aniversario ecologico festa criança lembrença craft preguiça Estefi Machado
Craft bichos preguiça Estefi Machado

 

8 – Os presentes para a criança que faz aniversário

Alguns artigos comentam de festa de aniversário com a política de tornar os presentes para a criança uma doação física para uma ONG ou orfanato. Se for um desejo muito claro da criança mesma, pode ser legal. Se não for, eu pessoalmente não concordo muito porque existem outras oportunidades de favorecer doações que não tem que ser vinculadas a celebração da criança no dia do seu aniversário. O que pode ser feito com os convidados, é de informar no convite do desafio de não embrulhar os presentes, ou de embrulhá-los com materiais 100% recicláveis ou compostável!

Blog timirim aniversario ecologico festa criança embalagem presente
Embalagem para presente reciclado e reciclável, festa mais ecológica!

 

Conclusão

Parece difícil fugir do padrão das festas infantis para celebrar o aniversário dos nossos pequenos. Mas na verdade não é complicado não, e o importante é fazer pequenas coisas no seu nível, e não abandonar de mudar detalhes para não puder fazer tudo de uma forma perfeitamente ecológica. As crianças também aprendem dos pequenos esforços do dia-dia, e é melhor já fazer pouco hoje, do que deixar de fazer planejando fazer muito no futuro. A cada ano, a cada celebração vamos avançar e descobrir novas soluções! Eu sou muito a fim de alimentar as minhas pesquisas então por favor, quem tiver dicas pode comentar aqui abaixo desse post, agradeço muito ♥

Feliz aniversário!

Abraço verde

Ninon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *