Episódio #11 – Mathilde, partos naturais com a mãe e a sogra

Podcast

Episódio
#11

Mathilde, partos naturais com a mãe e a sogra

Mathilde é francesa, chegou ainda criança em São Paulo e considera o Brasil como seu segundo pais. Ela tem 27 anos, e ela é mãe da Mawapé de 4 anos, e do Siã, de 7 anos: os nomes são indígenas, pois o pai pertence ao povo Huni Kuin, do estado do Acre.
Ela teve dois partos em casa, com ajuda da mãe francesa e da sogra indígena, ambas parteiras. Amamentou 5 anos corridos, incluso um período amamentando os dois juntos, em tandem. A palavra que ela mais repetiu durante a nossa conversa foi “natural”… Para ela tudo foi muito natural, e começou com uma historia de amor …
Já tinha ouvido falar em “placentofagia”? Sabe, quando os mamíferos comem a placenta após o nascimento? O órgão que une o feto à parede do útero materno durante toda a gestação, em geral, é descartado : lixo orgânico para algumas, ele é um remédio natural para outras, como na medicina chinesa, pois a placenta é rica em hormônios, ferro e outros nutrientes. Pode ser batida com frutas, frita como contou a Mathilde, ou tomada em formato de cápsulas para ajudar na recuperação mais rápida do útero, na produção do leite ou na depressão pós parto. Até hoje, não há evidências científicas sobre esses benefícios. Tem também quem planta a placenta debaixo da uma arvore….

Realização : Obrigada Produção
Música: "Chérie la Kro"

Entre em contato conosco:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.