Podcast
Episódio
#12
Luciano, pai de três, a frente de seu tempo
Luciano tem 42 anos, ele é pai do Raul de 12 anos, de um primeiro casamento, do Léon de 2 anos e do Thomas de 5 semanas.







Como padrasto, ele conta como foi criar dois enteados e ser o pai do irmão deles, o Raul, e dos desafios de uma família com filhos de casamentos anteriores, muito comum hoje. Luciano fala da importância da paternidade para ele, as vezes bem diferente daquele que o mundo do trabalho permite, da licença paternidade, e do papel possível do companheiro durante o parto. E sobretudo, da vontade de estar perto dos filhos…
Cada vez mais, os pais querem ser mais que “participativos” na criação e no cuidado dos filhos, mas ainda tem um longo caminho para chegar, por exemplo, a uma divisão igual entre os cuidadores de um bebê, de um filho. O debate sobre a licença paternidade, 5 dias corridos na maioria das empresas, ainda é fundamental.
As 10 dicas de Luciano
1 - A paternidade te obriga a desenvolver muitas habilidades. A mais valiosa é a paciência.
2 - Muitas mudanças se impõem no cotidiano e na relação com as outras esferas da vida. Não lute contra elas.
3 - Você vai sair menos a noite, restringir um pouco a sua vida social, ver menos pessoas. Não sofra com isso. Você ganhou crianças incríveis em troca. Aproveite para pensar, que relações são fundamentais e quais eram supérfluas.
4 - Nem sempre você vai ter tempo para ficar com as crianças. Mas faça o tempo que você tem ter qualidade. Sobretudo, não encare o tempo que você dedica a elas como mais uma tarefa.
5 - Aproveite o amor intenso que as crianças oferecem.
6 - Não precisa quebrar a cabeça para pensar brincadeiras. As crianças valorizam mais a sua alegria ao brincar do que a própria brincadeira.
7 - Descubra seu lado palhaço e engraçado. Isso faz bem para todos.
8 - Dá para reduzir um pouco a carga de trabalho? Ou o tempo mental que você dedica a ele? Faça sem medo. Trabalhos vão e vem. Nenhum emprego vale tanto quanto uma relação próxima com as crianças.
9 - Mas não esqueça de arrumar um jeito de sair para se divertir as vezes. Pais relaxados são pais melhores.
10 - Cuide do seu companheiro (a). É mais fácil dar amor quando se recebe amor. E um dia as crianças vão embora. O companheiro (a) é quem envelhecerá com você.
Realização : Obrigada Produção
Música: "Chérie la Kro"
Foto: Perrine de la Bretesche
Entre em contato conosco:
podcast@timirim.com