Episódio #12 – Luciano, pai de três, a frente de seu tempo

Podcast

Episódio
#12

Luciano, pai de três, a frente de seu tempo

Luciano tem 42 anos, ele é pai do Raul de 12 anos, de um primeiro casamento, do Léon de 2 anos e do Thomas de 5 semanas.
Como padrasto, ele conta como foi criar dois enteados e ser o pai do irmão deles, o Raul, e dos desafios de uma família com filhos de casamentos anteriores, muito comum hoje. Luciano fala da importância da paternidade para ele, as vezes bem diferente daquele que o mundo do trabalho permite, da licença paternidade, e do papel possível do companheiro durante o parto. E sobretudo, da vontade de estar perto dos filhos…
Cada vez mais, os pais querem ser mais que “participativos” na criação e no cuidado dos filhos, mas ainda tem um longo caminho para chegar, por exemplo,  a uma divisão igual entre os cuidadores de um bebê, de um filho. O debate sobre a licença paternidade, 5 dias corridos na maioria das empresas, ainda é fundamental.

As 10 dicas de Luciano

1 - A paternidade te obriga a desenvolver muitas habilidades. A mais valiosa é a paciência.

2 - Muitas mudanças se impõem no cotidiano e na relação com as outras esferas da vida. Não lute contra elas.

3 - Você vai sair menos a noite, restringir um pouco a sua vida social, ver menos pessoas. Não sofra com isso. Você ganhou crianças incríveis em troca. Aproveite para pensar, que relações são fundamentais e  quais eram supérfluas.

4 - Nem sempre você vai ter tempo para ficar com as crianças. Mas faça o tempo que você tem ter qualidade. Sobretudo, não encare o tempo que você dedica a elas  como mais uma tarefa.

5 - Aproveite o amor intenso que as crianças oferecem.

6 - Não precisa quebrar a cabeça para pensar brincadeiras. As crianças valorizam mais a sua alegria ao brincar do que a própria brincadeira.

7 - Descubra seu lado palhaço e engraçado. Isso faz bem para todos.

8 - Dá para reduzir um pouco a carga de trabalho? Ou o tempo mental que você dedica a ele? Faça sem medo. Trabalhos vão e vem. Nenhum emprego vale tanto quanto uma relação próxima com as crianças.

9 - Mas não esqueça de arrumar um jeito de sair para se divertir as vezes. Pais relaxados são pais melhores.

10 - Cuide do seu companheiro (a). É mais fácil dar amor quando se recebe amor. E um dia as crianças vão embora. O companheiro (a) é quem envelhecerá com você.

Realização : Obrigada Produção
Música: "Chérie la Kro"

Foto: Perrine de la Bretesche

Entre em contato conosco:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *