Episódio #4 – Anete, recusar os padrões nos anos 70, dos estudos aos três bebês

Podcast

Episódio
#4

Anete, recusar os padrões nos anos 70, dos estudos aos três bebês

Anete nos recebeu na casa dela, num domingo, enquanto esperava os netos para almoçar. Ela tem 67 anos, 3 filhos e 7 netos, lembra dos partos como se fosse ontem e sente muita saudades da época em que os filhos eram pequenos, mesmo tendo sido muito intenso.
Nenhum dos filhos foi planejado, cada um veio a sua maneira. Depois de um parto normal, Anete insistiu para que o secundo e terceiro fossem naturais, sem anestesia, para poder sentir os bebês nascerem. Falamos sobre o papel dos homens no puerpério 40 anos atrás, do desafio de continuar estudando e lendo longas horas com filhos pequenos e dos momentos em que apesar de todas as dificuldades parece que todos os sacrifícios valeram a pena.
Não existem dados sobre as mudanças que a criança traz na vida profissional dos pais, e principalmente das mulheres. Segundo um estudo da FGV que acompanhou 250 000 mulheres, entre 2009 e 2012, depois do primeiro aniversario do filho, 48% das mulheres tinham saído do mercado, seja porque foram demitidas, a maioria, ou porque preferem ou precisam se dedicar aos filhos.

Realização : Obrigada Produção
Música: "Chérie la Kro"

Entre em contato conosco:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *