Apenas um começo

Ainda não perfeito, mas transparente.

A timirim nasceu de um sonho de criar uma empresa que impacte de forma positiva a sociedade e o meio ambiente. Pesquisamos muito, avaliamos caminhos, enfrentamos desafios, e agradecemos toda crítica. Sabiamos que teriamos que fazer compromissos para dar vida a nosso sonho. Sonhamos grande, vemos essa aventura como um começo, e estamos dedicadas a melhorar todos os aspectos perfectíveis dessa história.  

“Gosto da idéia que a primeira etapa para ser uma empresa responsável é simplesmente tentar ser responsável. A timirim é um processo, a gente não alega ser perfeito, mas estamos trabalhando muito os assuntos da sustentabilidade, do trabalho, do meio ambiente, do consumo e do desperdício, questionando-se a cada dia”.   Ninon, co-fundadora da timirim

Mesmo sendo muito exigentes, o comércio justo e o nosso percurso ecológico não são irrepreensíveis. Existem impasses, contradições e obstáculos  para superar. O conhecimento dos impactos da indústria têxtil também está evoluindo, e a nossa paixão nesse projeto vem de todos esses desafios.

Conhece os nossos limites :

Queremos certificar nossos produtos como orgânicos até o final do processo produtivo. Hoje, não identificamos atores da cadeia produtiva têxtil certificados orgânicos no Brasil. Como não existem, a gente teria que certificar cada um dos parceiros conscientes com os quais trabalhamos. O excesso de burocracia e os preços altos do processo de certificação são possíveis apenas quando diluídos num volume importante de produção. Presentemente a produção da timirim não permite a certificação completa de nossos produtos.

Nossas peças são feitas 100% de algodão orgânico, matéria totalmente sustentável e reciclável, mas os botões pressão, mesmo que não contém nickel, são de metal e não controlamos a produção deles.

Não tingimos nossos tecidos para não usar produtos químicos agressivos e/o poluente. Imprimimos nossas estampas só do lado de fora do tecido com tintas a base de água e sem metais pesados, mas ainda não existem tintas naturais ou orgânicas capazes de resistir à múltiplos lavagens fortes com água quente, necessário para roupas de bebês. Estamos seguindos as inovações no setor.

Mesmo 100% recicláveis e desenhadas para ser reusáveis e reduzir ao máximo o desperdício, nossas embalagens constituem um uso de recursos a mais do produto.

Ainda não propomos um serviço integrado de recuperação e reciclagem das peças usadas.

Nosso algodão vem do Peru de barco, passando pelo canal de Panama, a estrada transamazônica sendo impraticável e perigosa. Sonhamos de uma fileira de algodão orgânico brasileiro forte e de qualidade, para nos fornecer localmente.

Vem fazer parte do movimento !

Você como consumidor faz a diferença no mundo.

Cadastra-se para saber primeiro

Bemvindo/a na nossa comunidade